
Blog
Preciso de um marca-passo: e agora?

- 22 de Março de 2023
Você recebeu indicação de um marca-passo e ficou preocupado?
Calma! O marca-passo é um dispositivo fantástico e revolucionário que, desde que foi criado em 1930 (muito diferente do que é atualmente!), já mudou muitas vidas.
A principal indicação são as bradicardias, ou seja, situações em que o coração bate lentamente. Muitas doenças podem causar essa condição e os principais sintomas são cansaço, tonteira e desmaios. Também há outras indicações que devem ser avaliadas caso a caso com o arritmologista.
O implante do marca-passo é feito através de uma cirurgia de pequeno porte, em que é feito um corte abaixo do ombro. O gerador, que funciona como bateria, é colocado entre o subcutâneo e o músculo dessa região. O eletrodo, responsável por estimular o coração, é passado através de veias. A internação é curta e geralmente a alta é no dia seguinte.
Existem algumas restrições aos portadores de marca-passo, mas elas são poucas. Hoje em dia, a maioria dos dispositivos permite a realização de ressonância, mas é necessário ajuste prévio. Por isso, sempre fale com teu médico. Devido a essas situações, você deve andar sempre com a carteira de identificação do dispositivo, ela é mais um documento importante.
Saiba que os marca-passos são ferramentas para tornar tua vida melhor e reduzir os sintomas. Não tenha medo!
Se tiver alguma dúvida, agende uma consulta comigo. Tenho certeza que você sairá mais tranquilo e confiante.

Poliana Stroligo
Sou médica pela UFRJ, com residência em Clínica Médica também pela UFRJ e em Cardiologia pela UERJ. Sou especialista em arritmias cardíacas com foco em síncopes (desmaios), com residência em Eletrofisiologia na UFRJ.
Dra. Poliana Stroligo
Últimos posts


Fibrilação Atrial: tratar e compreender não é um bicho de sete cabeças

Quais os Melhores Remédios para Tratar Arritmias Cardíacas?
